Confira as Peças!!

HYSTERIA (Grupo XIX de Teatro – São Paulo)

DIAS 16 e 17/06, 16h, Museu de Arte de Joinville
Indicação: adulto
Gênero: Drama
Público: MÁXIMO 100 PESSOAS
Duração: 70 min. 
Contatos grupo: Cássio Correia – SESC Joinville (47) 3441 3305


No final do século XIX, nas dependências de um hospício feminino carioca, cinco personagens internadas como histéricas revelam seus desvios e contradições - reflexos diretos de uma sociedade em transição, na qual os valores burgueses buscavam adequar a mulher a um novo pacto social. Cenicamente, abdica-se do palco e dos recursos de sonoplastia e iluminação, optando-se por um espaço não convencional, no qual a platéia masculina é separada da platéia feminina que é convidada a interagir com as atrizes. Esta interação, aliada a textos previamente elaborados, gera uma dramaturgia híbrida, única a cada apresentação.



O AUTO DA PAIXÃO E DA ALEGRIA (Grupo Timbre de Galo – Passo Fundo/RS)

DIA 16/06, 20h, Praça Dario Sales (abertura oficial evento)
Indicação: Livre
Gênero: Comédia
Público aberto: (será montada uma platéia de 300 lugares na praça)
Duração: 60 min
Contatos grupo: www.timbredegalo.com.br 


A peça narra as aventuras de uma trupe de artistas que se encarregam de contar a Paixão de Cristo. Três deles - Mara Cavalheiro, Guto Pasini e Belisa Marroni - são pretensamente descendentes longínquos e distantes, de testemunhas oculares da passagem de Cristo pelo mundo. O saltimbanco, Miraldi Junior, é um soledadense contador de estórias que, embora não tenha ancestrais que conviveram com Cristo, conhece inúmeras histórias orais transmitidas pela tradição popular, como a da vinda de Cristo para o Brasil, atrás de seu Pai "DEUS", que escolheu o Brasil para descansar após a criação do universo. 

ELENCO / Personagens:
BELIZA MARRONI: Beliza Marroni - Salomé - Cego Isaías 
CARLINHOS TABAJARA: Músico Ajudante - João Teité
ELIÉZER AIRES: Músico Ajudante - Matias Cão
GUTO PASINI: Guto Pasini - Anjo Gabriel - Jesus Cristo - Cego Ezequias
MARA CAVALHEIRO: Mara Cavalheiro - Maria - Maria Madalena
MIRALDI JUNIOR: Miraldi Junior - Levi - Judas - Tomé 
ENCENAÇAO: Mario Santana
ASSISTÊNCIA DE DIREÇAO: Edimar Rezende
TEXTO: Luis Alberto de Abreu
ADAPTAÇAO LIVRE: Edimar Rezende e Mario Santana
DIREÇAO MUSICAL: Carlinhos Tabajara
DIREÇAO DE PRODUÇAO: Guto Pasini
PRODUÇAO: Grupo Timbre de Galo 
SITIO: www.timbredegalo.com.br 



 
A LIÇÃO (La Trama Cia Teatral – Joinville SC) 

DIA 17/06, 20h, Galpão de Teatro AJOTE
Indicação: Adulto
Gênero: Drama Cômico
Público: Máximo 150 pessoas
Duração: 50 min
Contatos grupo: Amarildo Almeida (47) 9129 5714

A peça teatral A Lição tem início com a chegada de uma aluna à casa de um professor para ter uma aula particular. O Professor, um indivíduo aparentemente sensível e generoso, está disposto a tornar essa jovem uma mulher extremamente preparada para os desafios acadêmicos e intelectuais da vida moderna. Para tanto, ministra uma aula tão singular quanto ineficaz. E o que parecia ser mais uma aula corriqueira põe em evidência durante o desenrolar da peça, o poder pervertido que possui o conhecimento.  

Ficha técnica: 
Texto: A lição Autor: Eugène Ionesco Tradutor: Paulo Neves Direção: Amarildo “Guido” Almeida Elenco: Cristovão Petry, Juciara do Nascimento e Samantha Cohen Cenário: Amarildo de Almeida Figurino: Samantha Cohen Trilha Sonora: Jacson Araújo Iluminação: Flávio Andrade e Amarildo de Almeida Operação de som e luz: Amarildo de Almeida e Flávio Andrade Fotografia: Luiz Carlos Hille e Thiago de Souza Material Gráfico: João Daniel Zanella Apoio Técnico: Patrícia Petry Produção: Cristovão Petry Realização: La Trama Companhia Teatral Direção: Amarildo “Guido” Almeida


Histórico do Grupo: 
A La Trama Companhia Teatral foi criada em janeiro de 1999 com o propósito de dar continuidade e estabilidade às pesquisas sobre a arte teatral, iniciadas nesse mesmo ano em Buenos Aires, Argentina. A companhia vem, nesse sentido ao longo dos últimos anos, realizando uma série de investigações relacionadas ao trabalho do ator, à encenação e, sobretudo, a questões relacionadas à recepção teatral. Além disso, a companhia produz e monta espetáculos, atua na formação de atores e mantém intercâmbio com grupos locais, nacionais e internacionais. Atualmente a La Trama mantêm em seu repertório os espetáculos Pela Janela, comédia de Georges Feydeau e A Lição, drama cômico de Eugène Ionesco.



 
AMOR POR ANEXINS (Dionisos Teatro – Joinville SC) 

DIA 18/06, 16h, Praça Nereu Ramos
Indicação: Livre
Gênero: Comédia
Público aberto
Duração: 60 min
Contatos grupo: www.dionisosteatro.com.br (47) 3432 6654 / 9604 6691 


O personagem Isaías, um velho de aparências não muito interessantes, tenta conquistar uma bela e interesseira viúva. Tudo seria normal se não fosse o vício de Isaías de falar quase que o tempo inteiro através de anexins, ou seja, ditados populares. 
O espetáculo “Amor por Anexins” de Arthur Azevedo estreou em 1997, ano de fundação da Dionisos Teatro. Nessa primeira montagem, o espetáculo fez uma carreira de mais de 70 apresentações por Joinville e região, marcado pela atuação de Cleber Barat e Claudiane de Carvalho, indicada para melhor atriz no Festival Catarinense de Concórdia. A trilha sonora foi especialmente composta por Guilhermo Santiago e se constituiu em importante elemento para a linguagem e desenvolvimento do espetáculo. Em 2005, houve uma mudança no elenco e entraram os atores Clarice Steil Siewert e Eduardo Campos. Depois de algumas apresentações em teatros e espaços alternativos, a peça foi também para a rua.
Em 2008, centenário de morte de Arthur Azevedo, o espetáculo foi remontado. Os figurinos criados por Ana Lúcia Rocha foram recriados por Lucas David. A trilha sonora foi recriada por Andréia Malena Rocha e Vinicius Ferreira. Estas mudanças se deram pela nova concepção da montagem que inclui música ao vivo e se dá num universo de carnaval antigo. Esta nova concepção deu mais leveza e um caráter mais popular à montagem.

Ficha técnica: 
Autor: Arthur Azevedo
Direção: Silvestre Ferreira
Elenco: Clarice Steil Siewert, Eduardo Campos, Andréia Malena Rocha e Vinícius Ferreira
Músicos: Andréia Malena Rocha e Vinícius Ferreira
Trilha Sonora: Andréia Malena Rocha e Vinícius Ferreira
Trilha Sonora (Primeira Etapa): Guilhermo Santiago
Letras: Arthur Azevedo
Figurinos: Lucas David
Maquiagem: O grupo
Cenografia: O grupo
Cenotécnica: Marcelo de Mello 
Material Gráfico: Isadora Dickie e Betina Humeres
Produção: Cristóvão Petry

Histórico do Grupo: 
A DIONISOS TEATRO é uma companhia criada com o objetivo de atuar tanto na área da arte-educação quanto na área de produção cultural, construindo espetáculos de teatro que contribuam para a formação cultural do país.Atuando desde 1997, possui em seu repertório atual as peças: A Farsa do Mestre Pathelin, Amor por Anexins, Babaiaga, Contando os Direitos da Criança e do Adolescente, Entardecer, Migrantes, O Julgamento na Floresta, Histórias de São Chico e Napiti Ditemê com a Trupe Camaleão de Teatro, que é o seu elenco principal no qual também realiza seu trabalho na área educacional e empresarial. Já montou e produziu vários espetáculos, tais como A Ceia dos Cardeais, A Explosão, Ou Isto ou Aquilo, Encontro no Interior, Histórias de Natal, além de O Princípio de Borges de Garuva. Já produziu também vários espetáculos de outros grupos na cidade de Joinville. A Dionisos Teatro, nestes 10 anos de história, já atingiu mais de 500 mil pessoas.



 
SMOKED LOVE (ESTRÉIA de Faunos Cia Teatral – Joinville SC) 

DIA 18/06, 20h, Galpão de Teatro AJOTE
Indicação: Adulto
Gênero: 
Público: Máximo 150 pessoas 
Duração: 60 min
Contatos grupo: (47) 8827 0932/9973 2704/3465 1035/3473 8902

Why do you don't listen to me? É pedir demais?
E quando eu te encontro e voilà, nous sommes toujours ensemble, no mesmo lugar, ao mesmo tempo, e videos e telefones mediam os nossos beijos...
Você poderia até achar isso demais, mas estamos entrando, baby, num amor fumado, defumado, in a smoked love forever...
Smoked Love é uma experiência de amor, de poesia, dos sentidos que emergem de olhares para si e para os outros nas relações amorosas contemporâneas. Algumas perspectivas críticas procuram espaço em nossa realidade, social, econômica e política, percorrendo caminhos de identidade e alteridade nas personagens do espetáculo. A realização de um solo performático com diversas estratégias de contracena destaca a vídeo-conferência, a contracena com público e objetos e com projeções visuais diversas. 
A Faunos Cia Teatral estréia no Cena 6, um espetáculo que visa compartilhar com o público suas pesquisas em teatro contemporâneo, procurando ampliar sua atuação na produção de espetáculos, visto sua trajetória já consolidada no teatro para crianças. 
Smoked Love é um momento de troca de memórias e sensações, quer experienciais ou inventadas, mas sempre memórias dos seres amorosos que somos às vezes.

Ficha técnica:
Mise- em- scène, escenografía, costumi e production: Faunos Cia Teatral
Dramaturg e Performer : Daiane Dordete
Stage direction: Daniele Pamplona
Trilha Sonora ao vivo: Fairans (Cleiton Jacobs, Rafael Oliveira e Ronaldo Santiago)
Imágenes: Marcelo F. de Souza
Light Designer: Flávio Andrade
Art graphique: Nei Ramos
Indication: A partir de 15 anos.
Duracción: 60 minutes 

Histórico do Grupo: 
A Faunos Companhia Teatral é uma iniciativa das atrizes Daiane Dordete - mestranda em teatro pela Udesc - e Daniele Pamplona - graduada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná - que vêm desenvolvendo há oito anos pesquisa em teatro para crianças e para adultos, trabalhando diretamente com escolas, instituições e empresas de Santa Catarina e do Paraná. 
A proposta é difundir a expressão artística buscando o apoio dos segmentos da sociedade, valorizando a importância social da arte, o seu papel como auxiliadora e colaboradora na educação e formação humana e surpreender com intervenções e propostas cênicas, onde o intuito é comunicar experiências além de auxiliar nos processos pedagógicos através da estimulação do público a uma visão mais sensível e crítica da arte e conseqüente formação de platéia.








 
ADELAIDE FONTANA (Erro Grupo – Florianópolis SC – CONVIDADO)


DIA 19/06, 20h, Shopping Cidade das Flores
Indicação: Adulto
Gênero: Drama – Teatro de Intervenção (a peça será encenada em uma vitrine)
Público aberto 
Duração: 60 min
Contatos grupo: www.errogrupo.com.br 

A atriz Luana Raiter interpreta a radialista Adelaide Fontana que, demitida após 25 anos de trabalho, resolve, em seu último programa, dizer tudo o que não pode aos seus ouvintes, corrigir mentiras que teve que contar e finalmente ser ela mesma.

O texto é um trecho adaptado pelo dramaturgo catarinense, Christiano Scheiner, da obra A rainha do rádio, de José Saffioti Filho. Adelaide Fontana que vem sendo apresentado ao público, desde 2001, foi inicialmente construído, sob direção de Márcia Nunes, para salas. Em 2002, Pedro Bennaton assumiu a direção, transformando o espaço cênico, deslocando a cena para dentro de uma vitrine, fechada a princípio, mas aberta para um mundo imenso: a rua. Com o objetivo de interferir no cenário urbano e questionar a arte no séc. XXI, que segue uma lógica de mercado, o espetáculo cria uma metamorfose de um ícone do consumo, representado pela vitrine, e pelo período da performance, quebra as relações entre arte e produto.
A reutilização do espaço provoca uma metamorfose do objeto comercial da vitrine, que demonstra uma mudança que não se dá apenas no uso desta, mas na exposição que torna cúmplice quem adere ao ato de assistir, pois não precisa comprar nada, apenas ver, dialogar e sentir.

O espetáculo Adelaide Fontana desde sua estréia percorreu diversas vitrines de Santa Catarina. Nacionalmente o espetáculo percorreu Crato/CE, Curitiba/PR, Porto União/PR, Brasília/DF, Salvador/BA, Maceió/AL, Aracajú/SE, Macapá/AP, Boa Vista/RR e Rio Branco/AC. Em 2005, o espetáculo foi convidado a participar do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto/SP. Adelaide Fontana participou de diversos eventos e festivais, entre eles o X Festival Nacional de Teatro Isnard Azevedo em 2001, o V Fazendo Gênero, o X Festival de Teatro de Curitiba, o projeto EMCENACATARINA do SESC/SC realizando uma turnê estadual, a V Mostra Nacional de Teatro do Crato/CE, e o Projeto Palco Giratório do SESC Nacional realizando uma turnê pelo Brasil. Em 2007 realizou uma temporada em Austin, Texas – EUA, na vitrine da Galeria La Peña na Congress Avenue, com apresentações em inglês e espanhol e participou do 8º Riocenacontemporanea no Rio de Janeiro.

Ficha Técnica:
Atriz: Luana Raiter.
Autor: Christiano Scheiner (inspirado em: “A Rainha do Rádio” de José Saffioti Filho)
Operador de Som: Michel Marques
Figurino: Paulo Vegno e Gláucia Grígolo
Direção: Pedro Bennaton e Márcia Nunes

 
A CÉU ABERTO (Dionisos Teatro – Joinville SC) 

DIA 20/06, 13h30, Praça do Mercado Municipal
Indicação: Livre
Gênero: Comédia
Público aberto 
Duração: 60 min
Contatos grupo: www.dionisosteatro.com.br (47) 3432 6654 / 9604 6691

Tortonho, Nó Cego, Buchuda e Maneta despertam para mais um dia, sobrevivendo a céu aberto. São quatro personagens que, com a graça do clown, experimentam o medo, a solidão e as intempéries de se viver na mendicância. Utilizam suas histórias de vida e outras artimanhas para convencer as pessoas a lhes dar esmolas. Mas um acontecimento transformará os seus caminhos...

Ficha técnica: 
Direção: Silvestre Ferreira
Elenco: Andréia Malena Rocha, Clarice Steil Siewert, Eduardo Campos, Vinícius Ferreira
Texto: O grupo
Músicas: Vinícius Ferreira e Andréia Malena Rocha
Figurino e maquiagem: O grupo
Cenário: O grupo e Manoella Carolina Rego
Produção: Cristóvão Petry

Histórico do Grupo: 
A DIONISOS TEATRO é uma companhia criada com o objetivo de atuar tanto na área da arte-educação quanto na área de produção cultural, construindo espetáculos de teatro que contribuam para a formação cultural do país.Atuando desde 1997, possui em seu repertório atual as peças: A Farsa do Mestre Pathelin, Amor por Anexins, Babaiaga, Contando os Direitos da Criança e do Adolescente, Entardecer, Migrantes, O Julgamento na Floresta, Histórias de São Chico e Napiti Ditemê com a Trupe Camaleão de Teatro, que é o seu elenco principal no qual também realiza seu trabalho na área educacional e empresarial. Já montou e produziu vários espetáculos, tais como A Ceia dos Cardeais, A Explosão, Ou Isto ou Aquilo, Encontro no Interior, Histórias de Natal, além de O Princípio de Borges de Garuva. Já produziu também vários espetáculos de outros grupos na cidade de Joinville. A Dionisos Teatro, nestes 10 anos de história, já atingiu mais de 500 mil pessoas.


 
PÉ DE BICHO (Faunos Cia Teatral – Joinville SC) 

DIA 20/06, 15h, Galpão de Teatro AJOTE
Indicação: Todas as idades
Gênero: Infantil
Público: Máximo 150 pessoas
Duração: 60 min
Contatos grupo: (47) 8827 0932/9973 2704/3465 1035/3473 8902


A Companhia em seus 06 anos de existência e pesquisa colaborativa na criação e realização de espetáculos com atrizes-criadoras, observou em Santa Catarina a carência de produção teatral para o público infantil que vá além da lição de moral e do puro entretenimento. A partir daí busca uma linguagem teatral apropriada às crianças da contemporaneidade, uma estética não ilustrativa e sim polissêmica e a utilização de contos populares e da literatura infantil na construção de dramaturgia por seu valor mitológico e possibilidades de criação cênica.  
Dessa forma para o ano de 2008, a Cia procura unir suas pesquisas na realização de um espetáculo voltado as crianças, incluindo as bem pequenas e desenvolvendo uma estética que possibilite o caráter itinerante, ou seja, levar o espetáculo até espaços alternativos como pátios, salas e praças. Com esse pensamento nasceu Pé de Bicho espetáculo teatral com elementos da contação de histórias.
 O mote para a construção cênica é dado por três histórias curtas relacionadas a animais. São elas: O macaco e o grão de milho, conto popular inspirado no resgate de Ricardo Azevedo, Borba - o gato, livre adaptação do conto homônimo de Ruth Rocha e O Pato Cantor, livre adaptação do conto homônimo de Marcus Cardelíquio. A partir desses textos a narrativa se constrói de diversas formas: através de dramatização, músicas, manipulação de objetos, transformação de cenário e figurino, entre outras.
 A idéia central é permear pelo universo dos animais de forma lúdica e fantástica, construindo diferentes imagens e dando abertura para a imaginação do público. Isso se faz principalmente através da resignificação de objetos e utensílios do cotidiano. Dessa resignificação surgem diversos espaços cênicos e personagens.

Ficha técnica: 
Encenação, dramaturgia, cenário, figurinos, adereços e atuação: Daiane Dordete e Daniele Pamplona
Arte Gráfica: Nei Ramos
Fotografia: Claudio Guedes
Duração: 40 min

Histórico do Grupo: 
A Faunos Companhia Teatral é uma iniciativa das atrizes Daiane Dordete - mestranda em teatro pela Udesc - e Daniele Pamplona - graduada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná - que vêm desenvolvendo há oito anos pesquisa em teatro para crianças e para adultos, trabalhando diretamente com escolas, instituições e empresas de Santa Catarina e do Paraná. 
A proposta é difundir a expressão artística buscando o apoio dos segmentos da sociedade, valorizando a importância social da arte, o seu papel como auxiliadora e colaboradora na educação e formação humana e surpreender com intervenções e propostas cênicas, onde o intuito é comunicar experiências além de auxiliar nos processos pedagógicos através da estimulação do público a uma visão mais sensível e crítica da arte e conseqüente formação de platéia.


 
A CELA DAS ALMAS (Em Cena Teatro – Joinville SC) 

DIA 20/06, 20h, Teatro Juarez Machado 
Indicação: Adulto
Gênero: Drama
Público: 500 pessoas 
Duração: 60 min
Contatos grupo: (47) 96187331 crisnagel@gmail.com 

A peça conta a história do último encontro entre um rei e seu bobo. A morte ronda o palácio e procura a rainha. Separados por uma relação de poder, os dois estão unidos por um sentido de fidelidade à condição que cada um representa. No momento em que decidem trocar de papéis se dá o início de um jogo, no qual se revelam as verdades mais difíceis e as mais escondidas máscaras de cada um.

O texto é drama em um só ato, extremamente breve e conciso, que conduz a platéia a uma estranha viagem através da loucura interior desse homem-rei e seu aparente oposto, o bufão. Os dois travam uma batalha de estocadas verbais cheias de engenhosidade e tragédia. A luta entre eles torna-se um perspicaz jogo psicológico entre a verdade e a mentira, o amor e o ódio, o poder e a submissão, a sensatez e a loucura, a lealdade e a traição, a luta pela sobrevivência e a desesperança perante a iminência da morte, numa sátira da decadência humana e moral.


Histórico do Grupo:
O GRUPO EM CENA TEATRO existe há 5 anos em Joinville. Contando com a direção de Morgana Raitz, os atores Cristiano Nagel e Jonas Raitz vivem em constante pesquisa, desenvolvendo linguagens e aprimorando sua arte. A primeira montagem do grupo ocorreu em abril de 2003 com “A casa dos 7 pecados”, seguindo com “O Circo” (agosto de 2003) e “Pierrot e Pulccinella em a Casa Mal-Assombrada (Agosto de 2004) todos com texto de Morgana Raitz. Continuando sua pesquisa em autores que expressem sua linha de trabalho estrearam em Novembro de 2005 o espetáculo “Eu sou vida, Eu não sou morte” do gaúcho Qorpo-Santo. Em Novembro de 2007 surge o resultado da pesquisa dos atores Cristiano Nagel e Jonas Raitz na adaptação dos textos “Entre 4 paredes” de Sartre e “Fando e Liz” de Arrabal culminando no espetáculo “Entre” .


Ficha Técnica:
Direção: Morgana Raitz
Elenco: Cristiano Nagel
  Jonas Raitz
Ass. Direção: Hélio Costa
Produtor Executivo: Cristiano Nagel e Jonas Raitz
Iluminador: Morgana Raitz
Figurinista: Estevão Teuber
Adereços: Matheus Duvosim
Cenotécnico: Marcello Mello
Projeto Gráfico: Frank de Paula
Sonoplastia: Guilhermo Santiago
  Paulinho
Fotografia: Enéas Lopes

 
HISTÓRIAS DE MALASARTE, Um Malandro de Coração (Cia Rústico Teatral – Joinville SC) 

DIA 21/06, 15h, Galpão de Teatro AJOTE 
Indicação: Todas as idades
Gênero: Comédia
Público: Máximo 150 pessoas 
Duração: 60 min
Contatos grupo: (47) 9128 3160



Sinopse da peça:
 Pedro Malasartes é um malandro fácil de ser encontrado na literatura mundial. Aqui mesmo no Brasil encontramos inúmeras histórias dessa figura que, por meio da sabedoria popular, engana todos aqueles que se acham os donos do mundo, seja porque têm mais dinheiro e pensam que os pobres devem servi-los sem pestanejar, seja porque se consideram mais inteligentes. Nas quatro histórias desse espetáculo, veremos mais uma vez as artimanhas de Malasartes para sobreviver nesse mundo de espertezas e de jogos perversos. Divirtam-se!

Ficha Técnica
Grupo: Cia.Rústico Teatral
Espetáculo: Histórias de Malasartes – um malandro de coração
Direção: Samuel Kühn
Autor: Augusto Pessôa
Adaptação: Samuel Kühn

Histórico do Grupo:
 A Cia Rústico Teatral nasceu em 2008 a partir de interesses em comum entre o ator e iluminador Vinicius da Cunha e o diretor e ator Samuel Kühn. A Rústico trabalha por meio de projetos, com intercâmbio de profissionais das artes cênicas e da educação, e da pesquisa focada na Pedagogia do Teatro – o drama como método de ensino. Os integrantes são professores de leitura, Literatura e História. Samuel é diretor do Ensino Fundamental do BOM JESUS/IELUSC em Joinville/SC, espaço em que a Cia. Rústico desenvolve o projeto de extensão “Literatura com Sabor – gosto pela leitura” com os atores Vinicius da Cunha e Alex Maciel. Este projeto tem levado contação de livros para algumas cidades do estado de Santa Catarina (Gaspar, São Bento do Sul, São Francisco do Sul e Joinville). É uma Cia. nova com uma estrada que se converge para um futuro mais sólido nas áreas teatral e educacional. 

 
O RAPTO DAS CEBOLINHAS (Cia Studio em Cena – Joinville SC) 

DIA 21/06, 16h30, Teatro Juarez Machado 
Indicação: Todas as idades
Gênero: Comédia
Público: 500 pessoas 
Duração: 60 min
Contatos grupo: (47) 9138 1388 www.studioescola.com.br 

Lucia, Maneco e a vovó Dona Margarida moram num sitio tranqüilo, com Florípedes a gata e Gaspar o cachorrão... Mas numa manhã, que deveria ser como outra qualquer, Dona Margarida se depara com um roubo!
- Roubaram meu pé de cebolinha! Diz a vovó.
Essas cebolinhas são especiais, fazem as pessoas ficarem mais moças...
E agora? Quem fez essa maldade com a vovó e as crianças?
Venha decifrar esse mistério com a Companhia de teatro Studio em Cena!
Escrito em 1953, e encenado pela primeira vez no ano seguinte, o Rapto das Cebolinhas ganhou o 1º Prêmio no Concurso anual de Peças Infantis da Prefeitura do Distrito Federal no Rio de Janeiro. 
 55 anos depois, este clássico de Maria Clara Machado continua encantando crianças e adultos de todo o país.
 O Rapto das Cebolinhas é, ao mesmo tempo, uma história cômica e cheia de suspense. Talvez uma boa definição para o texto seja comédia policial infantil. Essa eletrizante peça teatral ocorre em um único ato, que é dividido em apenas três cenas sem intervalo.

Ficha Técnica:

Direção: Fernanda Moreira
Texto: Maria Clara Machado
ELENCO: Alexandre Veiga, Daniela DÁvila, Fernanda Moreira, Gislaine Silvestre, Jailson Mira, 
Paola Soares, Rodrigo Vargas
FIGURINO: Cia Studio em Cena
CENARIO: Luciano Cavichiolli
LUZ: Luciano Cavichiolli
SOM:Tatiane Romani
PRODUÇÃO:Studio Escola de Atores

Histórico do Grupo:
Á Studio Escola de Atores lançou sua Companhia, a Cia Studio em Cena com a proposta de priorizar o público infantil, já que a diretora, Fernanda Moreira, além de atriz é pedagoga. “Sempre gostei de trabalhar com crianças e para crianças por isso, depois de anos formada como atriz e dando aula para crianças no Rio, me formei em pedagogia aqui em Joinville”. 


 
BORBOLETAS DE SOL DE ASAS MAGOADAS (Evelyn Ligocki – São Paulo SP – CONVIDADO ESPECIAL) 

DIA 21/06, 20h e 22h, Galpão de Teatro AJOTE 
Indicação: Adulto
Gênero: Comédia
Público: Máximo 150 pessoas por sessão
Duração: 60 min
Contatos grupo: (47) 9128 3160
OBS: Espetáculo encerra a programação da CENA6 e abre a Semana Diversidade Joinville. 

No espetáculo concebido por Evelyn Ligocki e a co-diretora Celina Alcântara, o espectador é um dos visitantes da casa de Bety. Ela recebe o público para contar os detalhes do dia-a-dia de alguém que nasceu em corpo de homem, mas vive em um universo feminino. No quarto dela, o público mergulha em um mundo, comum a todas as travestis, ora cintilante, ora opaco, de preconceitos, risos, silicone, sexo, música, salto alto, desprezo, solidão e feminilidade. O público divide o mesmo espaço com a atriz, que contracena durante quase toda encenação diretamente com seus convidados, recebidos e acomodados por ela em sua “casa”.
 Evelyn Ligocki trabalhou nas ruas de Porto Alegre, diretamente com as “monas”, entrevistando-as e participando como observadora do cotidiano desse grupo. Nas calçadas e casas, conheceu as histórias, os trejeitos, as gírias, os rancores e os desejos retratados por Bety. A atriz também encontrou material para seu trabalho na Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul – IGUALDADE, que defende a cidadania desse público.
 A trilha sonora foi pesquisada tomando-se por base as canções que as travestis utilizam em seus shows em boates. O texto foi construído por Evelyn Ligocki baseado nas entrevistas da pesquisa de campo e em improvisações durante a criação da encenação. Portanto, texto, personagem e encenação foram construídos paralelamente, retroalimentando-se. Como o espetáculo tem abertura para improvisação com o público, o texto ganha novos tons entre uma apresentação e outra. A montagem tem aproximadamente 60 minutos

Ficha Técnica
Atuação, Concepção e Criação: EVELYN LIGOCKI
Direção: EVELYN LIGOCKI 
Co-direção: CELINA ALCÂNTARA 
Iluminação: EDUARDO GABRIEL ALVES
Produção: EVELYN LIGOCKI
Fotografia / Assistente de Produção: WALTER ANTUNES

 
PROGRAMAÇÃO DOS DEBATES/LEITURAS DE ESPETÁCULO: 

18/06, 18h30
Leitura do espetáculo A LIÇÃO (Sala de Cinema da Cidadela Cultural)

19/06, 18h às 19h30
Leitura dos espetáculos AMOR POR ANEXINS e SMOKED LOVE (Sala de Cinema da Cidadela Cultural)

20/06, 17h30 ás 19h
Leitura dos Espetáculos CÉU ABERTO e PÉ DE BICHO (Sala de Apoio do Teatro Juarez Machado) 

21/06, 18h às 19h30
Leitura dos espetáculos A CELA DAS ALMAS, HISTÓRIAS DE MALASARTE e O RAPTO DAS CEBOLINHAS (Sala de Cinema da Cidadela Cultural)

DEBATEDORES CONVIDADOS: 

Alexandre Luiz Mate: É professor de História do Teatro e outras disciplinas no Instituto de Artes – Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, desde 1997. É também professor da Escola Livre de Teatro de Santo André, desde 2004. Mestrado em Teatro pelo Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP.
Doutorado em História Social pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USP. Dentre os inúmeros espetáculos como diretor destacam-se: Apareceu a Margarida, de Roberto Athayde; Os fuzis da Sra. Carrar, de Bertolt Brecht; Cala boca já morreu, de Luís Alberto de Abreu; O encoberto, de Natália Correia; Miss Algrave, de Clarice Lispector; Deixa qu’eu empurro, de Perito Monteiro; Baile-Brasil, roteiro adaptado do filme O baile, de Ettore Scola; Salve o prazer, de Zeno Wilde; A máquina de somar, de Elmer Rice; Maratona mundial de dança texto adaptado e direção, Nenhum alguém em lugar algum, texto adaptado e direção; Ubu presidente, de Juan Larco, adaptação e direção.


Milton de Andrade: coreógrafo e diretor teatral, Mestre e Doutor em Artes Cênicas pela Universidade de Bologna (Itália). Na Itália especializou-se em mímica corporal com Yves Lebreton e dramaturgia do movimento com Dominique Dupuy. Foi premiado em 1993 com o prêmio APCA 1993 com a peça “A Memória Gruda na Pele”. Obteve mençao honrosa do prêmio Iceberg 1998 com o espetáculo “QUAD in the jungle” criado para o grupo do Teatro della Polvere (Bologna). Em 2004, já em Florianópolis (SC), cria a Andras Cia. de Dança-Teatro e produz o espetáculo Quixote (2005), que participa como hóspede convidado do Prêmio DAMS da Universidade de Bolonha (Itália). Em 2006/2007, recebe o Prêmio Klauss Vianna de Dança da FUNARTE/PETROBRÁS para a montagem do espetáculo Butterfly. Em 2008, sempre como diretor da Andras Cia, cria a performance O Asno de Apuleio, peça apresentada em pré-temporada no Teatro Atahualpa de Cioppo, San Josè, Costa Rica em Outubro de 2008. É docente de Direção e Interpretação Teatral do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e coordena os projetos de pesquisa “Ritos da metamorfose corporal” (2006-2009) e “Intercultura e Poéticas Teatrais” (2008), Professor visitante da Escola de Teatro da Universidade Nacional da Costa Rica e do Departamento de Euritmia da Universidade Alanus (Bonn – Alemanha).

Os debates são abertos ao público e mediados por associados à AJOTE.




 
PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS: 


O ATOR CRIADOR
Com Grupo XIX de Teatro – São Paulo SP

Dia 17/06, 8h às 14h, Galpão de Teatro AJOTE
20 vagas 
* inscrições limitadas a atores, estudantes de teatro



ARQUITETURA ESPACIAL – PRÁTICA COM ATORES
Com Sandra Meyer – Florianópolis SC 

Dia 19/06, 14h às 18h, Galpão de Teatro AJOTE
20 vagas
* inscrições limitadas a atores e estudantes de teatro



ESPAÇO CÊNICO
Com André Carreira – Florianópolis SC 

Dia 20/06, 8h às 12h, Sala de Cinema da Cidadela Cultural
20 vagas
* inscrições limitadas a atores e estudantes de teatro

0 comentários: